26, 27 e 28 de março de 2012
2ª Conferência da Indústria Florestal Latino Americana Mercados e Paradigmas
Floresta

Quebrando Paradigmas:

Como a Indústria Florestal Latino Americana pode continuar inovando e responder aos novos desafios?

A indústria florestal latino americana cresceu rapidamente nas últimas quatro décadas à medida que aumentou seu conhecimento tecnológico, garantindo altos rendimentos por hectare e, conseqüentemente, uma grande vantagem competitiva na produção de fibra de madeira de alta qualidade e baixo custo. Esta enorme vantagem competitiva foi aliada a grandes investimentos em modernas instalações que estão entre as líderes mundiais nos setores de celulose, papel, embalagens, madeira serrada e painéis de madeira. A maior parte destas instalações se concentra no Brasil e no Chile, mas também foram feitos investimentos significativos na Argentina, Uruguai e Venezuela, entre outros.

Muitos analistas financeiros erram ao atribuir a competitividade da indústria florestal latino americana exclusivamente ao fato dela se localizar no hemisfério sul, onde há condições climáticas e de solo favoráveis. Esta análise é simplista! Se assim fosse, muitos outros países com as mesmas condições climáticas e de solo teriam alcançado desenvolvimento florestal similar e estabelecido uma indústria florestal bem-sucedida. Obviamente, as condições políticas, legais e de investimento também devem ser favoráveis para que se possa tirar proveito das condições climáticas e da posição geográfica.

No futuro, como a América Latina poderá aumentar o crescimento de sua indústria florestal (em países como Peru, Colômbia, Bolívia, etc.?) e também manter sua vantagem competitiva no Brasil e no Chile? Um ambiente econômico favorável é fundamental para planejar o futuro. Mas para ser líder, a indústria florestal latino americana precisa quebrar alguns paradigmas. Ela não pode apenas mantê-los como estão se quiser continuar na liderança (e não se tornar apenas um follower). O desenvolvimento de espécies geneticamente modificadas será fundamental para manter baixo o custo do suprimento de fibra de madeira. No futuro, esse desenvolvimento suportará uma indústria globalmente competitiva de celulose, papel e derivados da madeira capaz de atender à crescente demanda da população cada vez mais próspera da América Latina, os produtos florestais necessários para manter o estilo de vida da classe média (papel, materiais de construção e mobília).

Juntamente com outros setores da economia global, formas sustentáveis e ecológicas de aumentar a produção mundial de produtos florestais serão necessárias para atender à crescente demanda dos países emergentes. A América Latina está em uma posição ideal para ajudar a atender uma parcela significativa deste mercado mundial em crescimento. No entanto, será que essa crescente demanda será atendida de forma sustentável, se antes não forem desenvolvidas novas tecnologias e novos produtos?

Para complicar ainda mais esse cenário, a demanda por fibra de madeira aumentou não só em setores tradicionais (celulose, papel, embalagens e produtos de madeira), mas também como biomassa para produção de carvão vegetal, pellets de madeira e para a geração de energia. Será que esses produtos de biomassa são a melhor utilização econômica e ambiental da fibra de madeira? Será que o futuro crescimento do setor florestal terá grande parte de sua base composta por esses "novos" setores? Se sim, como a indústria florestal atenderá a todos os novos mercados e continuará a suprir os tradicionais mercados já existentes? O que deverá acontecer para equilibrar a oferta e a demanda?

A 2a CONFERÊNCIA DA INDÚSTRIA FLORESTAL LATINO AMERICANA (LATINA) irá abordar esses e muitos outros desafios enfrentados pela indústria florestal da América Latina, no mesmo ambiente confortável da primeira conferência LATINA - o Hotel Transamérica São Paulo – perfeito ambiente para networking e debates.

Quem deve participar?

A conferência é um importante e valioso fórum de debates e networking entre os especialistas florestais e profissionais das áreas de produção, marketing, vendas e estratégia de todos os segmentos da indústria florestal.

Fornecedores da indústria, importadores, exportadores, empresários, gráficas, editoras, analistas financeiros, investidores, ambientalistas e empresas de logística poderão aproveitar essa oportunidade única para conhecer tanto os desenvolvimentos quanto as oportunidades na indústria florestal da América Latina.


Apoio
  • Logo ABTCP
  • Logo CL
  • Logo Argentina Florestal
  • Logo Painel Florestal
  • Logo Painel Abraf
  • Logo Guia Florestal
  • Logo Remade

Lignum
Realização
  • Logo CFPA
Brasil:
Av. Divino Salvador, 841 / 122
CEP: 04078-013 - Moema - São Paulo-SP
Tel: (11) 4063-7785 - (11) 4063-8361

USA:
Cambridge Forest Products Associates, LLC
33 Seven Pines Ave. Cambridge, MA 02140, USA